quinta-feira, 18 de abril de 2019

Atividade 06 - (Aula 17/04/2019)

                                 Resultado de imagem para mago das mentiras
O filme escolhido para análise foi “o mago das mentiras” (direção de Barry Levinson. Estados Unidos: HBO Films, 2017, 133 min.), foi baseado no livro de Diana B. Henriques, “the wizard of lies: Bernie Madoff and the death of trust”. O longa retrata um caso de esquema Ponzi, uma espécie de esquema de pirâmide para conseguir que pessoas invistam suas fortunas em fundos inexistentes, de quase 65 bilhões de dólares em 2008.
A autenticidade refere-se à geração do documento e todas as características que irão legitimar seu uso. Veracidade está ligado às informações e se são verdadeiras. As duas agem de maneira complementar e em muitos dos casos, confundem-se.
No longa (05:30), o investidor Bernie Madoff relata a sua família que durante anos a sua consultora que trabalhava e era dono era uma fralde, sem investimentos reais. Os documentos produzidos como declarações e transações eram manipulados por ele desde os anos 70. A partir dessa declaração é visível como a família desmorona ao saber da manipulação de seu patriarca. Durante o filme, alguns flashs do passado vêm à tona e explicam mais ainda toda a situação do esquema.
Situação
Durante o longa, (1:02:30), um senhor acusa que tentou alertar a fraude para o órgão de fiscalização, mas que eles não levaram em conta as evidências e não investigaram o esquema. Esse senhor diz que a partir de análises de gráficos pôde perceber que a consultora operava investimentos fraudulentos. Como documentos manipulados ou não, produzidos por uma entidade não imparcial, podem ser usados para a investigação de quem o fez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindos!