Conforme exigido o grupo disponibiliza a prova elaborada
Análise de receitas e estudos de gastronomia por um viés arquivístico. Juntando a fome de conhecimento com a vontade de comer
segunda-feira, 22 de abril de 2019
Atividade 07 - (Aula 22/04/2019)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
No dia 19 de junho de 2019, nós do Grupo Comidarq juntamente com os nossos colegas apresentamos no ICC a Oficina da Disciplina Diplomática ...
-
Compreender tipologicamente o fundo fictício do grupo e escolher 3 séries documentais para analisar sob a ótica de 3 distintos modelos: a) ...
-
Iniciado o semestre letivo do ano de 2019/1, o grupo ComidArq possui o prazer de se apresentar para o desenvolvimento de atividades d...
Resposta do Grupo Cinemarq:
ResponderExcluirQuestão 1. Resposta: Atualmente os arquivos lidam com a grande massa documental produzida diariamente além da existência dos diversos suportes de informação. Portanto, as constantes inovações tecnológica fazem com que alguns suportes fiquem ultrapassados e o modo de produção dos registros sejam afetados.
Questão 2. Resposta: Autenticidade, imparcialidade, naturalidade e organicidade.
Questão 3. Resposta: Porque documentos são produzidos naturalmente no decorrer das atividades dessa entidade. Portanto, mesmo que a entidade seja imparcial, os documentos que ela produz vão representar o ato gerador.
Questão 4. Resposta: A autenticidade está relacionada com a legitimidade do documento, observando-se sua integralidade, se ele mantém as características de quando foi gerado, se possui sinais que o validam. A veracidade está relacionada com a qualidade da informação, se o que ele está transmitindo é verídico.
Questão 5. Resposta: Por exemplo, uma carteira de identidade que, por erro de digitação, veio com o nome da mãe errado. Ela é autêntica porque foi produzida pelo órgão competente, possui todos os sinais de validação e tramita cumprindo sua finalidade, porém, a qualidade da informação é prejudicada.
Respostas do grupo Me arquive!
ResponderExcluir1 - Os arquivos contemporâneos são caracterizados pelo grande volume de documentos e pela coexistência de diversos suportes de informação. E são afetados pelas constantes inovações tecnológicas que influem diretamente na maneira em que a sociedade produz seus registros.
2 - Autenticidade - diz respeito às características geradoras de um documento de arquivo e às qualidades que o legitimam. Imparcialidade - diz respeito à característica do próprio documento de arquivo, diferente do órgão produtor que são serem olhados sob o contexto gerador, adquirem essa característica. Um mesmo parciais ao seus próprios interesses. Os documentos gerados pela instituição, ao documento, sem contexto pode ser utilizado para embasar dois pontos de vista arquivo são gerados naturalmente através de atividades cotidianas. Correlacionam-se diferentes. Naturalidade - diz respeito à serialidade do documento. Documentos de documentos criados no exercício das mesmas funções. Organicidade - a produção documental estabelece as unidades básicas: séries. O documento de arquivo.
3 - Documentos de arquivo são gerados naturalmente pelas atividades realizadas em determinada empresa/ órgão, representam apenas o que foi gerado a partir de determinado ato. Assim documentos gerados, por exemplo, na época da ditadura para a busca e tortura de determinadas pessoas, foram inicialmente um registro de atos militares, mas se usados hoje poderiam incriminar os militares executores e mandantes dos atos.
4 - Embora ambas sejam tratadas como a mesma coisa, as duas características complementam-se. A autenticidade é relacionada à geração do documento assim como suas características que irão legitimar o documento, exemplo disso poderia ser a marca d’água em um documento oficial. Veracidade associa-se à qualidade das informações contidas em um documento. Um documento autêntico pode ser falso, pois suas informações podem estar equivocadas e vice-versa, daí emerge o conceito de suplementação entre ambos os conceitos.
5 - Não há uma resposta só para a resolução dessa pergunta. Um bom exemplo poderia ser o caso publicado no blog em 26 de abril de 2010 sobre nota oficial da reitoria. É um documento verídico pois foi emitido diretamente pelo site oficial da UnB e consta todas as informações que legitimam aquele documento, mas não necessariamente assegura a veracidade nas informações ali contidas.
Grupo Arquivafé:
ResponderExcluir1. Eles são caracterizados pelos volumes extensos de documentação e uma grande quantidade de suportes diferenciados. São afetados pela sociedade moderna e as tecnologias que se renovam cada vez mais num espaço cada vez menor de tempo, o que altera comportamentos, a forma de guarda permanente e até mesmo a produção dos próprios documentos.
2. Autenticidade, imparcialidade, naturalidade e organicidade.
3. Os documentos criados dentro da entidade servem para registrar as atividades da mesma. Mesmo que ela não seja imparcial, seus documentos irão representar atividades e funções da mesma forma, e também poderão ser utilizados como prova igual todos os outros documentos.
4. Autenticidade diz respeito a forma física do documento, se ele é original e não sofreu alterações. Já veracidade, diz respeito as informações contidas no documento, se elas são verdadeiras ou não.
5. Documentos expedidos em papel moeda com informações falsas serão documentos autênticos e inverídicos, como por exemplo, uma carteira de habilitação de uma mulher que possui seu nome de solteira, e não seu nome de casada. O documento é autêntico por ter sido expedido em um órgão oficial, mas suas informações não são mais válidas.
Grupo ArQueen
ResponderExcluir1. O arquivos contemporâneos caracterizam-se por grande volume de documentos e os mais variados suportes, sendo hoje, os virtuais, os mais utilizados. Por isso, já se observa que há grande intervenção da tecnologia informatizada nos documentos de arquivo, isso, devido a própria evolução tecnológica e de como estas são usadas no registros de informação.
2. Autenticidade diz respeito às características estruturais da informação, produção e trâmite do documento. Se o documento não é produzido ou tramitado seguindo suas especificações únicas, ou ainda, não possuem as configurações da disposição da informação referente ao seu tipo documental, são indícios que podem afetar a autenticidade.O documento de arquivo nasce como comprovação de um ato, o objetivo sempre é a atividade a qual o documento legitimiza, portanto, o documento se faz necessário independente do objetivo do produtor, sendo, então, imparcial à vontade de produzir o documento ou não. A naturalidade é característica inerente ao documento de arquivo, a medida que vai sendo produzido se acumula naturalmente de acordo com a ordenação dada de seu produtor. Organicidade, à um documento arquivístico, é o cerne que integra desde a produção, tramitação, gestão e arquivamento, compondo-se dos princípios da proveniência e respeito aos fundos. É a característica do documento no qual eles se relacionam entre si fazendo com que um não faça sentido sem a interpretação de vários outros.
3. A imparcialidade diz respeitos aos documentos e não a instituição, portanto, independente do objetivo desta, os documentos ainda serão gerados para comprovação das atividades da mesma.
4. Ao contrário da autenticidade que prova por meio da estrutura da informação, produção e tramitação do documento, a veracidade prova por meio do conteúdo da informação juntamente com o contexto.
5.Carteira de Identidade com nomes dos pais falsos.
1-
ResponderExcluirOs arquivos contemporâneos caracterizam-se pelo grande volume de documentos e pela coexistência de diversos suportes de informação.
São afetados pelas constantes inovações tecnológicas que influem diretamente na maneira em que a sociedade produz seus registros.
2-
São elas: autenticidade, imparcialidade, naturalidade e a organicidade.
3-
A imparcialidade é definida pela criação natural do documento, para exercer uma função específica, independente da vontade do seu criador. Então se uma entidade que não é imparcial forjar um documento por exemplo, esse mesmo documento criado dessa maneira, pode servir futuramente de prova contra essa mesma entidade criadora.
4-
Autenticidade são os sinais que um documento possui para ser válido/ legítimo dentro de um contexto, como marca dágua, carimbo, assinatura, QRcode, etc.
Veracidade são as informações que constam dentro do documento, se são verdadeiras ou não.
5-
Um estudante pode forjar a assinatura de alguns colegas na sala de aula em uma lista de presença. A lista de presença é um documento autêntico, pois possui os sinais de validação e legitimidade. Porém as assinaturas forjando a presença dos estudantes não condiz com a verdade, pois eles não estavam presentes na aula.